Abra sua Empresa com Planejamento Financeiro

Se está pensando em abrir sua empresa faça seu planejamento financeiro e inclua uma reserva financeira de emergência .

Sem dúvida que para abrir uma empresa o empresário fez, mesmo que minimamente em sua cabeça, um planejamento de custos e receitas.

Por exemplo: vou gastar tantos reais de aluguel, luz, condomínio, funcionários, impostos, taxas, dentre outros gastos. Logo devo vender o suficiente para obter resultado positivo.

Ou seja, fazer uma previsão de receitas e despesas da empresa.

Entretanto, obviamente não é possível prevê todos os acontecimentos futuros. Acredito que se alguém pudesse ver o futuro jogaria na loteria, ao invés de elaborar sozinho um plano de negócio de uma empresa.

Considerando que não é possível saber de antemão todos os imprevisto futuros, far-se-á necessário muito planejamento.

O planejamento financeiro do Plano de Negócio da sua empresa requer alguns critérios que variam de cada atividade empresarial.

No entanto, a reserva financeira talvez seja o item comum para qualquer empresa e o mais impostante em seu planejamento financeiro.

Mas para que serve a reserva financeira?

Resumidamente, a Reserva Financeira tem duas características básicas: aproveitar oportunidade e assegurar de imprevistos.

As oportunidades sempre aparecem, e quem tem condições aproveita. Infelizmente os imprevistos também sempre aparecem, mas quem tem a reserva financeira não sofre tanto o impacto.

Então caso esteja abrindo sua empresa deixe um dinheiro de reservado.

Mas, imagine que você tenha o valor exato para iniciar sua empresa, o que é mais indicado a fazer?

Trabalhe com o dinheiro de outra pessoa ou empresa! Como, por exemplo, investidor anjo, sócio, ou empréstimo bancário. O que estiver com melhor condições para você.

Dinheiro emprestado você pode parcelar e renegociar.

Por exemplo: Imagine que você precise de 10 mil reais para abrir sua empresa e você tenha 11 mil reais em caixa. Contudo você decidiu gastar de uma vez, à vista, os 10 mil reais e ficou com mil de reserva. Porém, infelizmente já no primeiro mês surgiu um imprevisto superior a mil reais deixando você negativo imediatamente. E para piorar, sua empresa começou a faturar 4 meses após a constituição da mesma. Dessa maneira você ficaria em situação complicada.

Agora imagine que você efetuou um empréstimo de 10 mil reais parcelados em 24 meses em parcelas menores que caibam facilmente no seu orçamento. Com o imprevisto de 1 mil reais você não sentira tanto impacto podendo aguardar facilmente sua empresa faturar.

Todavia, o ideal é que você abra sua empresa com dinheiro sobrando, mas sabemos que nem sempre é possível. E aguardar a vida toda ter a situação ideal para abrir sua empresa você pode perder oportunidades.

Portanto, caso deseje arriscar sua ideia e inovação empreendendo, que arrisque com inteligência! Utilize as melhores oportunidades para garantir o sucesso do seu negócio. Veja, pense, analise e escolha as melhores opções.

Por fim, para te ajudar, nós indicamos que baixe as planilhas do Sebrae, são gratuitas.

Esse planilhas iram te auxiliar nesse início. E futuramente quando sua empresa necessitar de algo mais complexo, contrate um sistema que lhe atenda melhor.

Abra sua empresa com a Contabilidade Tríade. Nosso objetivo é facilitar a contabilidade da sua empresa, temos o serviço essencial.

André Luiz

advogado

A Contabilidade Tríade assessora empresários a regularização e manutenção de suas empresas para que obtenham seus objetivos e sucesso.

Contrate a contabilidade Tríade: Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *