Gestão de pessoas.

Contabilidade

“Faça que façam por você, satisfeitos, o que precisa ser feito”

Ser empresário é entender e executar complexas tarefas, como gestão de pessoas, que extrapolam o objeto social principal da empresa.

O empresário deve obrigatoriamente, além de outros deveres, gerenciar, controlar, administrar, fazer o marketing e vender seu produto para alcançar o sucesso desejado.

Por outro lado, exercer todas as atividades de uma empresa quando se está iniciando o empreendedorismo pode ser até viável de tentar para algumas atividades empresariais.

Contudo, a medida que a empresa for crescendo, não será mais possível uma só pessoa executar todas as atividades, será necessário contratar colaboradores.

Sem dúvida, contratar pessoas qualificadas irá alavancar sua empresa.

Por certo, contratar pessoas nada mais é que delegar funções.

Isto é, delegar é transferir para outrem função que era originalmente sua, mas que, por circunstância atuais, se vê necessário passar para outra pessoa executar.

Mas nem tudo é tão fácil como parece. Uma vez que contrate funcionário com o objetivo de alavancar sua empresa, junto à contratação surge a responsabilidade da gestão de pessoas.

Sem dúvida, fazer com que outra pessoa faça algo da maneira que você quer não é tarefa fácil

Já ouviu o ditado, “se quer algo bem feito faça você mesmo”. Não é por acaso que ele existe.

Entretanto, quando não da para fazer você mesmo?

Quando é humanamente impossível exercer todas as atividades da sua empresa a única solução, como já foi dita, é contratar alguém para fazer algumas tarefas para você.

De tal forma, para que tudo corra bem, o empresário deve passar com clareza a função e o que se espera do funcionário, para que este consiga realizá-la.

E não é novidade para ninguém, que convencer alguém a fazer algo exatamente como você deseja sem gestão pessoal pode até ser possível por um breve período, mas não por longas datas.

Inegavelmente, gestão de pessoas é primordial para o crescimento da empresa.

Todavia, não irei aqui me aventurar a aprofundar no tema, pois não é do meu total domínio, mas quero auxiliá-lo à iniciação da disciplina.

Então por que estou escrevendo sobre? Porque, sou empresário desde 2009, e trabalho diretamente com gestão e planejamento empresarial, e constatei que das empresas que tive o prazer de trabalhar, as que mais obtém sucesso são aquelas administradas por empresário que tem o tato (jeito) da tratar com as pessoas.

Muitos empresários se concentram em suas tarefas e se esquecem da gestão de pessoas e acabam perdendo dinheiro e tempo para reorganizar aquilo que se perdeu por não ter feito com habitualidade a gestão adequada dos seus funcionários.

Para iniciar esse tema trago, nesse primeiro post sobre o assunto de gestão, a indicação do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas do escritor Dale Carnegie.

O livro é excelente e de fácil entendimento. Nele, Carnegie trabalha e exemplifica com excelência como fazer amigos e conquistar pessoas para seu modo de pensar.

Em uma passagem do livro, o Autor aponta 6 princípios Essenciais. Pelos quais, exercidos habitualmente pelo gestor empresário, os funcionário e as pessoas exercerão suas funções satisfeitas e da forma que deseja para sua empresa.

Esse são os princípios:

Primeiro Princípio: Interesse-se sinceramente pelas outras pessoas.


Segundo Princípio: Sorria.


Terceiro Princípio: Lembre-se de que o nome de um homem é, para ele, o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma.


Quarto Princípio: Seja um bom ouvinte. Incentive os outros a falar sobre eles mesmos.


Quinto Princípio: Fale sobre assuntos que interessem a outra pessoa.


Sexto Princípio: Faça a outra pessoa sentir-se importante, mas faça-o sinceramente.

Veja, são princípios/atitudes fáceis de fazer diariamente, que mudará vidas e ajudará a alavancar sua empresa.

Nunca se esqueça que ser empresário é fazer acontecer a cada novo dia, e será melhor e mais fácil caso esteja acompanhado de pessoas que o apoiam e queiram alcançar o mesmo objetivo que o seu.

Leia o livro!

Obrigado por acompanhar a Contabilidade Tríade.

Dr. André Luiz

Contabilidade

O objetivo da Contabilidade Tríade é a excelência e dedicação em serviços Contábeis para Micro empresas e empresas de pequeno porte de prestação de serviço, revenda de mercadoria e industrialização optantes pelo Simples Nacional.

Contrate a contabilidade Tríade: Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *